Subsecretaria de Política Tributária do Rio apresenta método de realização de tarefas em reunião do Encat
O método de proposição de soluções normativas de política tributária desenvolvido pela Subsecretaria de Política Tributária e Relações Institucionais da Sefaz-RJ foi tema de uma apresentação durante a plenária do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat) nesta quinta-feira (26/09). A sistemática, que foi tema de uma portaria publicada recentemente, organiza as demandas de elaboração e revisão de normativas de política tributária com o objetivo de conferir objetividade, previsibilidade, impessoalidade, clareza, precisão e eficiência às atividades.
Segundo Thompson Lemos, subsecretário de Política Tributária e Relações Institucionais da Sefaz-RJ, o método é dividido em quatro etapas: preparação, estruturação, redação e revisão e leva sempre em conta técnicas de gestão de projetos, como métodos ágeis, gestão de riscos e gestão por resultados.
“A apresentação teve como objetivo divulgar para outros estados uma prática que executamos na Sefaz-RJ e que tem a ver com o Encat. Entendemos que é uma busca por modernização e aprimoramento de processos que já eram feitos, mas de forma mais estruturada", afirmou Thompson Lemos.