Estrutura de TI da Sefaz-RJ é destaque em reunião da COGEF TI

A Semana Fazendária Rio 2024 teve início nesta segunda-feira (23/09). Uma das primeiras reuniões foi a da Comissão de Gestão Fazendária voltada para a área de Tecnologia da Informação (COGEF TI), que contou com a abertura do subsecretário-geral da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) Gustavo Tillmann. Em seguida, a estrutura e os procedimentos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da Sefaz-RJ foram destaque da palestra do subsecretário de TIC, Gabriel Blum. Ele apresentou a área, composta por uma subsecretaria adjunta, uma assessoria e seis superintendências, para representantes das secretarias de Fazenda dos estados e do Distrito Federal.

 

Com uma equipe de 270 pessoas e um grau de maturidade avaliado como avançado pelo MD-GEFIS, a Subsecretaria de TIC da Sefaz-RJ atuou no processamento de 3,8 bilhões de documentos no ano passado e no suporte de usuários com o Service Desk, que tem 95% de satisfação. O lançamento de projetos, como um chatbot com Inteligência Artificial (IA) e uma ferramenta de gerenciamento de serviços de TI (ITSM) também foram indicados para 2025.

 

“Foi muito bom fazer a palestra de abertura da COGEF TI e receber os chefes da área de todo o país. Foi uma troca muito rica e, com certeza, sairemos motivados para continuar inovando”, destacou o subsecretário Gabriel Blum.

 

A COGEF TI visa compartilhar soluções na área de tecnologia da informação e transformação digital entre os estados e antecede a plenária da 61ª Reunião Ordinária da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF), que ocorre entre amanhã (24/09) e quarta-feira (25/09). Entre os assuntos discutidos estão a regulamentação da Reforma Tributária e a terceira edição do Programa de Apoio à Gestão Fiscal do Brasil (Profisco III).

 

Utilização do b-Cadastro também será discutida

Na parte da tarde, Blum também participa do painel “Implementação do b-Cadastro” ao lado de representantes do Sergipe, Mato Grosso e Pernambuco. O Cadastro Compartilhado (b-Cadastros) é um sistema da Receita Federal que permite o compartilhamento de dados cadastrais com estados, municípios e órgãos públicos.