Cenário da dívida dos estados é debatido em reunião da COGEF

O subsecretário-geral da Sefaz-RJ Gustavo Tillmann realizou, nesta terça-feira (24/09), uma exposição sobre a experiência do Rio de Janeiro na gestão da dívida pública do estado, durante a reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF). O tema é um dos principais a serem discutidos na Semana Fazendária Rio 2024. Apresentando um retrospecto da formação do passivo e aspectos que contribuem para aumentar o endividamento, como situações que promoveram perda de receitas e aumento de despesas, ele demonstrou as dificuldades que as unidades da Federação enfrentam para administrar uma pendência que aumenta muito acima das taxas de crescimento da arrecadação dos estados e da economia nacional.

Tillmann defendeu a revisão dos indexadores como uma medida fundamental para que a dívida se torne sustentável e os estados tenham capacidade para realizar investimentos, promovendo o crescimento econômico e o aumento da arrecadação.

"É necessário sentar na mesa e focar no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos porque o atual modelo não se sustenta e essa conta não fecha", afirmou o subsecretário-geral.